quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

LICITAÇÕES - UM UNIVERSO DE GRANDES NEGÓCIOS PARA OS PEQUENOS EMPRESÁRIOS

LICITAÇÕES – Um universo de grandes negócios para os pequenos empresários.

Vamos falar um pouco sobre o “monstro” imaginário criado, dentro das relações empresa/clientes públicos, as LICITAÇÕES.
Criada para dar transparências aos processos de aquisições públicas, as Licitações por vezes são vistas como um simples meio, de agentes corruptos e inescrupulosos, obterem para si, vantagens nas compras das Prefeituras, Estados ou União. Infelizmente isso é uma meio-verdade. Vamos então, excluir, essa metade ruim regida por futuros presidiários, pois temos que acreditar num futuro melhor, e vamos nos ater a parte boa dos negócios públicos.
O Brasil é hoje, o segundo maior gerador de negócios públicos do mundo, só perdendo para os USA. Só para se ter uma idéia dos valores envolvidos, o Estado do Espírito Santo, segundo dados do SEBRAE, movimentou em compras públicas a importância de 700 milhões de Reais de janeiro a outubro de 2007.
Todas as empresas, independentemente do porte, tem o direito de participar dos negócios públicos, diga-se de passagem, em especial as micro-empresas que tem até uma legislação especifica que as trata com um diferencial muito positivo em relação as empresas de maior poder de “fogo”.
É enorme o numero de licitações consideradas “desertas”, ou seja, aquelas em que nenhuma empresa se apresentou para participar e, analisando-se o comercio e industrias local, bem como os editais abertos pelas diversas prefeituras da região, chega-se a conclusão que muitos negócios poderiam ser realizados dentro dos municípios e seus vizinhos. Esses negócios não acontecem por dois motivos: Um, a falta de interesse dos entes públicos em “ir até onde estão os fornecedores”, através da promoção de rodadas de conhecimento entre compradores e vendedores, mantendo assim uma distancia de interesses onde me parece que a idéia é que exclusivamente o comprador é que tem que “correr” atrás da prefeitura. Dois, a falta de conhecimento por parte dos empresários de seus direitos, obrigações e tramites legais, para uma boa negociação junto a esse enorme mercado comprador.
Mais uma vez, se faz necessário um maior envolvimento dos empresários para com os profissionais de Consultoria, aptos e capacitados, mas necessáriamente aqueles habilitados, e que podem proporcionar-lhes a devida orientação e treinamento que acarretam novas oportunidades de negócios.

Nenhum comentário: